Diz os mais velhos que a povoação de Quixaba teve início por volta do ano 1928, tendo como seu baluarte, o Sr. Solidônio Pereira de Carvalho, que começou a desenvolver uma feira, onde eram vendidos os produtos regionais como: Rapadura, Queijo, mel e demais gêneros de interesse da população.
A primeira casa construída foi a do próprio Solidônio, a segunda era sua padaria, a terceira a residência do seu cunhado, Floro Miguel, a quarta a de Manoel Pereira de Carvalho, Filho de Antonio Pereira de Carvalho, a quinta de Antonio Miguel dos Santos e a sexta a casa de Miguel Barbosa da Silva. A primeira feira foi realizada no dia 08 de agosto do mesmo ano.
Construíram uma pequena Capela com a ajuda do padre Maciel e escolheram como padroeiro, São Sebastião.
O padre Frederico Bezerra Maciel, contribuiu bastante para o desenvolvimento do lugar.
O que se sabe é que a origem do nome Quixaba, foi provavelmente por ali existir muitas quixabeiras onde hoje está localizada a cidade.
Formação Administrativa
O Distrito de Quixaba que pertencia a Carnaíba, foi criado em 1962
O município foi criado por força da Lei 10.618 de 01 de outubro de 1991. Que criou também o distrito de Lagoa de Cruz.
LOCALIZAÇÃO MUNICIPAL
O município está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 215,4 km², limitando-se ao Norte com o estado da Paraíba , ao Sul com Flores, ao Leste com Carnaíba, ao Oeste com o estado da Paraíba.
A sede municipal está a 542 m de altitude em relação ao nível do Mar, Tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 43 13 da latitude -37º 50 54? de longitude.
O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC.
Fonte:IBGE