Município cria grupo social para o combate ao tabagismo

publicado: 06/05/2024 10h10,
última modificação: 03/01/2025 10h11

O tabagismo é considerado uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina. Este é um problema de saúde mundial que em Quixaba, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, é combatido por meio de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

No município, foi criado o Grupo de Tabagismo, uma ferramenta importante, que atende quixabenses que fumam e também que pretendem ou deixaram o vício.

Toda a assistência necessária às pessoas é oferecida. São feitas escutas da vivência pelo uso do tabaco, orientações, explicações sobre a dependência e fatores de risco, bem como o tratamento com uma equipe multidisciplinar – que pode ser feito de forma individual ou em grupo – com a disponibilização de medicação.

No recente encontro do Grupo de Tabagismo, uma palestra foi ministrada pela nutricionista, Mariana Lima, com o tema: “Alimentos que ajudam no controle do Tabagismo”.

O momento contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Promoção em Saúde, Sucel Galban, da psicóloga, Isabela Patriota, e da coordenadora da Atenção Primária do município, a enfermeira, Joyce Gabryela.

“O combate ao tabagismo vem avançando dia a após dia em Quixaba. Junto à população, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito um trabalho de conscientização, prevenção e eliminação do uso de tabaco, produto este que provoca danos à saúde, podendo levar até a morte”, alerta Joyce Gabryela.

Em Quixaba, munícipes que desejam se livrar do tabagismo podem se dirigir até à Secretaria de Saúde para o processo.